quarta-feira, janeiro 26, 2011

Desfruta o Gerês, caminhando...

O Gerês sempre simbolizou a harmonia entre o Homem e a natureza, numa partilha permanente de actividades e sentimentos, das gentes aliada à Natureza das inóspitas montanhas de granito moldadas pelo tempo. As águas correm cristalinas pelos ribeiros e o ar puro envolve a grande diversidade da fauna e da flora proporcionando um movimento contínuo de calma e prazer.





Trilho da Peneda

Este percurso está desaconselhado, de momento, porque apresenta alguns problemas de sinalização.

Percurso pedestre de Pequena Rota, sinalizado, de carácter ecológico, paisagístico e cultural (arquitectura rural e religiosa).

O percurso permite visitar os povoados da Peneda e da branda da Bouça dos Homens, ascender à Penameda e ao pântando da Chã do Monte (que outrora servia uma mini-hidríca para produzir energia para a Peneda).

Permite ainda conhecer a Fraga da Meadinha, muito procurada como local de escalada e o Santuário da Senhora da Peneda, local de procissões e romarias.


Localização: Peneda, freguesia da Gavieira, concelho de Arcos de Valdevez


  • Acesso: Parque de estacionamento da Peneda – Colado da Fonte – Portas – Bouça dos Homens – Penameda Pequena – Pântano – Meadinha – Peneda e regresso ao local de partida
  • Ponto de Partida / Ponto de Chegada: Parque de estacionamento da Peneda
  • Extensão : 8,2 km
  • Duração : Cerca de 4 horas
  • Dificuldade : Média

Também pode consultar aqui o folheto do percurso: frente e verso.

Sem comentários: