quarta-feira, abril 01, 2009

Awasi - Chile




O deserto de Atacama é o mais seco da terra, lugar de uma natureza dramática, de exótica beleza, e onde as paisagens são variadas e surpreendentes. Na bacia de um dos seus rios descansa San Pedro de Atacama, uma cidade-oásis testemunha silenciosa da passagem do tempo e de antigas culturas.

Milhares de anos de transformações geológicas fizeram surgir montanhas, lagos de sal completamente secos, pequenos lagos e vulcões... e tudo sob um intenso céu azul turquesa e rodeado por um cenário onde as suas flora e fauna únicas descansam serenamente. Imerso nesse deserto fica Awasi, na parte central da cidade histórica de San Pedro de Atacama.

Durante centenas de anos, San Pedro de Atacama era um oásis onde os viajantes paravam para se abastecerem e procurarem a necessária água, comida, abrigo e tudo o mais para continuarem depois a sua viagem.

Neste antigo lugar rodeado por uma histórica muralha, foi criada uma casa de pedra, adobe e madeira com a nobre intenção de, como desde há séculos, abrigar aqueles viajantes que ali se dirigem para explorar o deserto de Atacama.

Awasi não é um hotel tradicional. O seu objectivo é oferecer experiências de viagem memoráveis baseadas em três pilares da hospitalidade: alojamento, gastronomia e o ambiente que o rodeia.

Awasi tem 8 cottages, todas elas construídas em pedra, adobe e madeira. Espaçosas, dispõem de um pátio privado, escrivaninha e solarium. O chão é em madeira, os lençóis do mais fino linho, os cobertores de alpaca... detalhes que o transformam num hotel surpreendente. As casas de banho, espaçosas também, abrem-se para um solário privado com chuveiros exteriores.

O Awasi oferece ainda aos seus hóspedes a possibilidade de um mordomo particular desfazer as suas malas à chegada. O culinary team concebeu um variado menu que expõe os hóspedes a novos aromas e sabores, e os pratos são realizados com os ingredientes locais que, desde à séculos, fazem parte da dieta dos nativos do local.

Explorar o Atacama é, sem dúvida, descobrir as diferentes facetas deste deserto incrível, da sua geografia, história e dos lugares que suportam milhares de anos de tradições e cultura.

1 comentário:

Diário de Viagens! disse...

Olá Daniel!
Sempre tive curiosidade de visitar o Chile, mais precisamente essa região do deserto de Atacama. Já tive a oportunidade de viajar a trabalho para Santiago, comprei a passagem pela Rapi10, fui de aerolineas argentinas uma qualidade de vôo regular, mas sabe como é nessas viagens de trabalho não da pra aproveitar muita coisa. Espero ter uma nova oportunidade de visitar o país, mas a passeio.

Abraço!